Páginas

domingo, 15 de março de 2015

Os relâmpagos do Rio Catatumbo (Venezuela)

  9°21'34.31"N  71°41'59.58"W

Catatumbo é um rio que nasce em Colômbia e desagua no Lago Maracaibo em Venezuela. Não é de tudo o rio mais largo ou mais profundo da Americana de Sul, mas certamente, um dos mais incríveis do mundo! Aqui da-se o fenómeno natural - os Relâmpagos do Catatumbo. 160 dias por ano, 10 horas por dia, entre 5-10 quilómetros de altitude, observam-se centenas (até 280 por hora) de descargas eléctricas que não são acompanhadas pelos habituais sons dos trovões.

Neste artigo será explicada a causa deste magnifico fenómeno natural.


As nuvens sobre o Catatumbo geram cerca de 1200 000 de relâmpagos por ano com intensidade muito elevada (400 000 Ampere), devido a isso, a luz pode ser vista ate 40 quilómetros de distância. Durante muito tempo, os marinheiros chamavam aos relâmpagos "O Farol do Maracaibo" que os ajudava nas navegações. Em 1595, os relâmpagos salvara os habitantes das terras próximas do ataque de um pirata inglês, Francis Drake, que tentou atava-los à noite, mas devido ao efeito luminoso foi visto antes de chagar a terra.


Atualmente os relâmpagos do rio Catatumbo são considerados os geradoras mais importantes do ozono troposférico. Os ventos que nascem nos Andes trazem trovoadas, destas resultam quantidades grandes de gases ionizados, como por exemplo o Metano (gás agente do efeito de Estufa). Sendo menos denso, ou seja, mais leve que o ar, o Metano sobe e "alimenta" as descargas eléctricas. Dessa forma gás é consumido,  permitindo a  regeneração da camada de Ozono.
  
Em Fevereiro de 2014 os Relâmpagos de Catatubo foram incluídos no Guinness Book.

Fonte: http://vk.com/7earth

Sem comentários:

Enviar um comentário