17°26'34.68"N 106°17'31.04"E (Vietname)
Em 1991 um agricultor deparou-se com uma cave, dentro do Parque Nacional Phon Nha-Ke Bang, ate ai desconhecida. Mas o intenso barulho da água que vinha da cave assustou o habitante e ele não arriscou explorar o local.
Apenas em 2009, um grupo de investigadores britânicos, British Caving Association, juntamente com o Howard Limbert, redescobriram a caverna, desceram e encontraram um novo Mundo.
Presume-se que a Cave tem aproximadamente 9 km de comprimento (a associação não consegue obter dados corretos devido a limitações técnicas) e 150 a 200 metros de largura. Mesmo com estas medidas incertas, a cave ultrapassou as dimensões da Deep Cave em Malásia e foi considerada a Maior e a Mais longa Caverna Natural do Mundo.
O local formou-se há aproximadamente 5 milhões de anos atrás. De acordo com os dados científicos, Son Doong apareceu quando a água do rio infiltrou-se numa falha que existia no calcário enterrado. Ao longo de anos o calcário foi corroído pela corrente, criando um túnel gigante no solo abaixo das montanhas. Em áreas de rochas moles o material dissolveu-se, dando origem a gigantes buracos que atualmente são as entras.
Como as aberturas no tecto da caverna apareceram séculos atrás, no seu interior formou-se uma floresta, chamada "Eden floresta". É habitada por macacos e raposas voadoras, muitos tipos de fetos, palmeiras e plantas trepadeiras de fora para dentro da caverna. Os antigos lagos, cascatas e rios no interior da gruta favoreceram a formação de uma flora abundantes.
Os exploradores descobriram uma rara espécies de Pérola da Cave, os cristais de calcite na areia formadas no processo de gotejamento de água.
Atualmente a Caverna está aberta para um numero limitado de visitas, por questões de segurança e da protecção do ambiente.
Fonte:
http://www.travelovietnam.com/news/view/5-particularly-interesting-things-about-son-doong-cave.html
http://www.huffingtonpost.com/2014/06/29/son-doong_n_3873341.html
Site oficial : http://www.sondoongcave.org/
Sem comentários:
Enviar um comentário